Mato Grosso, Segunda-Feira, 06 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat participa da 4ª Reunião da Rede Brasileira das Reservas da Biosfera
Unemat participa da 4ª Reunião da Rede Brasileira das Reservas da Biosfera
12/12/2003 09:48:12
por Coordenadoria de Comunicação Social

Com o intuito de obter informações acerca dos trabalhos realizados pelas Rede Brasileira das Reservas da Biosfera,RBRB,a pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade do Estado de Mato Grosso, Unemat, Solange Ikeda Castrillon, participou no dia 7 de dezembro da 4ª Reunião da RBRB. O evento foi parte da programação do Seminário Nacional sobre Compensação Ambiental, que acontece até o dia de hoje, 12.

Sediada em Ouro Preto, interior do estado de Minas Gerais, a reunião contou com a participação dos representantes das reservas da biosfera : Cerrado; Caatinga ; Cinturão Verde de São Paulo;Amazonia Central; Mata Atlântica e Pantanal. Esta última foi representada pelo coordenador do Programa Pantanal, Valmir Ortega

A convite de Ortega, Solange Ikeda,juntamente com Lourenço Almeida do Fórum Mato- grossense de Desenvolvimento, Formad/ MT,Alessandro Menezes da Rede Pantanal/ MT, Cida Donati, Rede Aguapé/ MS e Vida Pantaneira, registrou sua participação na troca de experiência e vivências com outras redes. A Pró-reitora é uma das integrante do grupo de trabalho responsável pela articulação da pré-comissão do conselho da Biosfera do Pantanal. Este foi indicado no mês de novembro pelos Comitês de Monitoramento de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul do Programa Pantanal, durante o Festival das Águas do Pantanal,realizado em Cáceres.

As Reservas da Biosfera são reconhecidas internacionalmente pelo programa “ O Homem e a Biosfera”, realizado pela Unesco. Segundo relatório da RBRB,estas reservas são ferramentas de ordenamento territorial , uma espécie de laboratório permanente de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável de cada um dos biomas brasileiros.

Pantanal

Declarada Reserva da Biosfera em 2000, a do Pantanal abrange os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e pequena parcela de Goiás. Tem seu trabalho direcionado para prover de sustentabilidade as atividades da pecuária, pesca artesanal e ecoturismo.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24693 | Impressões: 140154
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada